sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O QUE É QUE A MOSTRA GOGÓ DA EMA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS TEM?

Tem mesa redonda tem...
Tem oficinas tem...
Tem bate papo tem...
E histórias como ninguém!!!

E nesse clima lúdico tudo acontece, pois o mundo da contação de históirias é encantador. Para isso preparamos uma programação bem diversificada e que se completa de forma sistêmica.
Vamos aprender os processos que levam a criação das histórias, conversar sobre isso e vamos apresentar histórias que agradam a crianças, jovens, adultos, idosos, enfim, todos são contagiados pela magia que as histórias transmitem.


OFICINAS

Criação textual “Da história ao livro”

Benita Prieto e Lúcia Fidalgo
A oficina se propõe a traçar uma visão geral da história, do leitor, da leitura e da criação literária até chegar ao produto livro, as linhas editoriais e o mercado editorial do ponto de vista do leitor e do autor como criadores da obra. A criação do texto oral e escrito também será discutido como tema de entrelaçamento.


Da Letra a Voz
Gislayne Avelar Matos
Palavra oral e palavra escrita têm diferentes códigos. Portanto o que é precioso e desejável para o texto escrito pode não sê-lo para o texto oral, e vice-versa. Isto faz com que, um belo conto de tradição oral, “guardado” na palavra escrita, quando transposto novamente para a oralidade pode perder muito de seu poder de encantar caso o contador não atente para essa questão da diferença de códigos.


ESPETÁCULOS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Assim me contaram... Assim vos contei.

Alguém um dia nos contou uma história: nosso avô, avó, tio, tia, mãe, vizinha... Hoje nos percebemos adultas e partilhando essas mesmas histórias.
Assim me contaram... Assim vos contei é um relato das vivencias, memórias afetivas e histórias da infância, histórias que ajudaram a construir a identidade das contadoras de histórias Bethe Miranda e Linete Matias.


Histórias do Velho Graça


Num caminho contrário ao “estigma” de Estado analfabeto, essa sessão de contação de histórias utiliza-se da luz acesa na imaginação de seus contadores e do próprio público: a lembrança do “mestre Graça” (Graciliano Ramos), da sua obra e do seu universo. De mãos dadas a Alexandre e Cesária, do livro “Alexandre e Outros Heróis”, foram escolhidas histórias de um roteiro de criação feito pela Trupe Gogó da Ema, sob orientação de Luciano Pontes e Adriana Milet. O resultado foi uma seleção/adaptação do que mais tocou os corações do grupo; das histórias que mais chegavam perto dos ouvidos, sussurrando risos atrevidos ou o mais cúmplice silêncio.


Contos para Alegrar o Coração
Composto por 06 histórias populares contadas pelo Grupo Morandubetá e com temáticas variadas de humor, esperteza e adivinhações. O espetáculo costurado com músicas, interpretadas por Sonia Wegnast, se dispõe a envolver os ouvintes para a formação de leitores, com livros e histórias de qualidade.









Bichos de Todo Jeito

Um divertido e interativo espetáculo com histórias, cantigas e brincadeiras, criado especialmente para agradar as crianças. São histórias de medo e encantamento, acontecidas lá quando os bichos ainda falavam e viviam soltos pelo mundo. São histórias animadas, coloridas e de ensinamentos, que chamam a atenção da criançada para tratarem com mais carinho e respeito a nossa fauna e a nossa flora.









De Conto a Canto

É o encontro de dois andarilhos que vivem tentando encontrar a “Cumade Izabé que é dona das cabras que faz bé” pelo mundo afora. Em suas andanças muitas histórias e músicas onde o lúdico, o cômico e o poético brincam juntos.
De Conto a Canto é o resultado das investigações do escritor e ator Luciano Pontes e da musicista e atriz Adriana Milet, por uma linguagem própria utilizando narrativas a partir do teatro de formas animadas, da arte do palhaço e da literatura. São histórias e canções autorais. No repertório, músicas e letras criadas pela dupla e outras recolhidas em pesquisas, acerca da tradição oral brasileira. Histórias permeadas de humor e poesia, com inspiração na cultura popular com suas frases feitas, ditos populares, repetições, rimas, algumas já publicadas. São frutos da convivência da dupla com mestres e com o patrimônio oral e imaterial da cultura nordestina. Assim vivem de canto a conto contando histórias.



HISTÓRIAS IMPROVISADAS

Todo contador de histórias, que se preze, sabe de última hora: inventar, aproveitar uma brecha e aumentar umas linhas e parágrafos para uma mentirinha, um fato, um caso, um causo. Ele tem nas mangas, de cor e salteado a maneira de falar, um jeitinho para transformar mentira em verdade, e uma verdade em mentira, é ou não é? Esse é o encanto! E como todo ofício que tem nas mãos o arranjo, a espontaneidade, a inventividade e relação com o povo, pode se dar o luxo de fazer do erro um acerto, do acaso um acontecimento.
Assim será na sessão coletiva “Histórias Improvisadas”, um espaço para que se conte, na bucha e na hora, histórias com fundos verdadeiros e falsos, contadas nos livros ou aprendidas de boca em boca. Uma tarde de histórias que deixará a Sherazade com inveja, será um momento onde o público participará indicando o tema e os contadores inventarão na hora, em segundos ou minutos, umas boas ou engraçadas, más ou atrapalhadas histórias. O objetivo é contar e brincar!
Luciano Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário