sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMEÇOU!!!


INICIAMOS A I MOSTRA GOGÓ DA EMA DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

A arte de contar histórias é uma prática muito antiga. Através dos tempos, vem desempenhando o papel de detentora e disseminadora da oralidade, estabelecendo uma relação de afeto e encantamento com os ouvintes, abrindo passagens para diferentes mundos, permitindo-os passear por emoções, muitas vezes, nunca antes despertadas.

O contador de histórias contemporâneo recupera a oralidade de seus ancestrais, dando voz às memórias de gerações inteiras. Podendo, também, eleger seu repertório de histórias, a partir das mais diversas possibilidades que a literatura oferece. Através da sua narração, esse contador dá vida às suas escolhas, restabelecendo o fio da tradição oral, encantando e proporcionando, de forma criativa, um elo entre o ouvinte e obra literária.

Atrelada a essa nova realidade do contador de histórias, respeitando e valorizando a figura do tradicional narrador, o SESC Alagoas dá sequência a sua proposta de desenvolvimento literário voltada às narrativas orais, iniciada em 2000, numa espécie de movimento interno, envolvendo apenas funcionários da Instituição, dando origem à Trupe Gogó da Ema de Contadores de Histórias do SESC Alagoas.

A mobilização cresceu, deixou de ser íntima (só para colaboradores) e passou a ser proposta de trabalho aberta a comunidade, por meio do Núcleo SESC de Formação e Pesquisa na Arte de Contar Histórias (NUFOPES), no qual buscamos, da melhor forma possível, estabelecer uma ligação entre os que procuram na oralidade, possibilidades de conhecimentos e vivências e, aqueles que fazem de seu corpo e mente ferramentas, onde o conhecimento, fruto de pesquisas incansáveis, é repassado de pessoa em pessoa, de grupo em grupo, de comunidade em comunidade.

É com o desejo de envolver e encantar a todos que realizaremos a Mostra Gogó da Ema de Contadores de Histórias, compondo a programação da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
E como diz a Emília: “AVE AVE EVOÉ”...

Wéllima Kelly
Técnica em Literatura do SESC Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário