segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CONTANDO, CANTANDO E ENCANTANDO!

A agenda apertada da Trupe revela amadurecimento do grupo e autoconhecimento. A partir de agora as coisas ficam mais claras, é perceptivo notar as mudanças nas apresentações, é possível perceber a segurança na arte de contar histórias.
Convidados pelo Ponto de Cultura “Olha o Chico” a Trupe Gogó da Ema de Contadores de Histórias do SESC Alagoas fez mais uma apresentação na cidade de Piaçabuçu, uma cidade tão pequena em território, mas gigantesca em cultura.
Em uma noite de muita chuva, a apresentação aconteceu dentro da programação do Sarau Literário. A chuva não foi empecilho para os ouvintes/leitores que acompanharam a sessão de histórias até o fim. Pessoas de todas as idades que estavam ali recebendo a Trupe se deliciaram a cada história contada. Foi rico perceber as expressões dos ouvintes/leitores, as gargalhadas e as palmas contagiadas pela beleza da sessão de histórias.
A chuva forte deixavam as pessoas inquietas, principalmente as crianças, mas a magia das histórias por fim conseguia prevalecer. Para os integrantes da Trupe mais um desafio superado e um grande aprendizado. Muitas vezes as dificuldades não partem apenas das limitações individuais como a timidez, dificuldade de decorar textos, entre outros, mas para se apresentar perante o público é necessário trabalhar a concentração para que nenhum ruído externo interfira no resultado final. Para Núbia de Lima, uma das integrantes da Trupe, "o amadurecimento do grupo está claro, percebo em todas. Apesar de hoje não termos feito a melhor apresentação da Trupe, vejo que muitas de nós estamos mais seguras na hora da apresentação”, afirma.
Esse desenvolvimento individual perpassa os limites do grupo e reflete na vida de cada integrante. Núbia ainda completa seu depoimento: “participar da Trupe está fazendo muita diferença no meu trabalho, me sinto mais segura agora, consigo olhar nos olhos dos meus alunos...”.
Essa apresentação para os ribeirinhos de Piaçabuçu, com certeza, foi uma das mais ricas em conhecimentos externos, individuais e do grupo.

Um comentário:

  1. ESTA VIAGEM., FOI PARA A TRUPE UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE , QUE NOS PROPORCIONOU MOMENTOS DE REFLEXÃO COMO SE TIVÉSSEMOS ADENTRADO NO NOSSO INTERIOR A PONTO DE PERCEBERMOS O QUE PODEMOS APRENDER COM O POVO DAQUELA PEQUENA E TÃO GRANDE CIDADE VENDO QUE APRECIAR E VALORIZAR A CULTURA É UMA GRANDE VIRTUDE.

    Luciene

    Componente da Trupe.

    ResponderExcluir